Uma proprietária de imóvel em Charqueada, nos procurou, indignada, para mostrar seu carnê de IPTU. Na oportunidade, além das fotos do carnê, ela nos deixou esse depoimento.
“A cobrança é legal, porém em Charqueada é exagerada e absurda, não tem cabimento pagar mais de R$ 460. Esse valor é quase a metade do valor do IPTU. Nem indústria paga tanto.” – disse a moradora.
“E não sou só eu não! Minhas vizinhas, pessoal do trabalho, amigos e parentes, todos estão reclamando!” – complementou.
Na proporção calculada, Charqueada tem a Taxa de Lixo mais CARA DA REGIÃO.
–
O que é a taxa de lixo?
A taxa de lixo é um tributo municipal obrigatório criado para custear o serviço do município de coleta de lixo. Sua cobrança está prevista em lei da esfera federal.
Geralmente, o valor é cobrado junto com o IPTU e, assim como esse imposto, sua base de cálculo está relacionada à área do imóvel.
O que diz a lei sobre essa cobrança?
Antes de explicar sobre a aplicação da taxa de coleta de lixo, vale contextualizar sobre a sua criação e obrigatoriedade. Ela surgiu na legislação do novo Marco Legal de Saneamento Básico, na lei 14.026/2020.
A determinação do governo federal é que os municípios devem cobrar a taxa para cobrir os custos do serviço municipal de coleta de lixo sem prejudicar demais investimentos da esfera pública. Além disso, devem custear a remoção e o tratamento dos resíduos sólidos urbanos.
Por lei, as prefeituras devem ter um mecanismo próprio de cobrança que apresente o valor e o período considerado. A taxa pode envolver fatores como o metro quadrado do imóvel e a quantidade de resíduos gerados.
A iniciativa visa o avanço de soluções ecológicas e pode apresentar benefícios como a aplicação de descontos para quem tem boas práticas. Logo, a medida preza pela sustentabilidade assim como a iniciativa do IPTU Verde.
A cobrança da taxa tem sido discutida entre moradores das cidades e membros da Ordem dos Advogados do Brasil. Há profissionais do Direito que defendem que a limpeza pública é um serviço que deve ser pago com a verba dos impostos municipais e não cobrada dos donos de imóveis.
Outro ponto defendido é sobre não ser possível identificar a quantidade de lixo que cada lar ou indivíduo produz. Por lei, a aplicação da taxa deve ser em todo o Brasil.
Como é calculada a taxa de lixo?
O cálculo da taxa de lixo considera a área do imóvel e o custo total que a prefeitura teve desde a coleta até o destino final dos resíduos. Podem entrar no cálculo a finalidade do imóvel — se é para moradia, se é um comércio ou uma indústria, a região do imóvel e outros fatores.
A quantia devida à prefeitura para realizar a coleta municipal varia entre as cidades. O pagamento costuma ser anual e vem incluso no boleto de IPTU. Ele pode ser realizado de modo online ou por meio físico, como guia de recolhimento, a depender dos meios que o município disponibiliza.
–
Siga-nos nas Redes:
–
Compartilhe…
É pra torra tudo mesmo a prefeitin pra festa de dinheiro 💰
Cada dia mais complicado!
Desemprego, empresas se arrastando,isso sem falar no comércio, muitos sem ao menos conseguem pagar o aluguel…
A.eleicao.esta.chegando
mais é um cara de pau mesmo né, é bem por isso que não tenho políticos de estimação